Translate

Compartilhe

https://www.facebook.com/deltan.dallagnol/videos/1384339188276453/

search este blog

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Projeto de Rodrigo Maia pode acabar com Fundação Doutor Jesus, de Isidório


Comunidades terapêuticas com foco no tratamento de dependentes químicos de todo o Brasil, mantidas em convênio com o governo, seja em âmbito nacional, estadual ou municipal, podem ser afetadas por um projeto de lei sugerido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), que prevê a imposição de regras ao funcionamento desses locais. Somente na Bahia, a medida afetaria no mínimo 12 entidades e cerca de 1.200 beneficiados. A lista inclui a Fundação Doutor Jesus, comandada pelo deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante).



O texto do Projeto de Lei (PL) entregue na última quinta-feira (7), proíbe "qualquer modalidade de internação" neste tipo de estabelecimento e determina que o paciente só deve ser internado "excepcionalmente" e sempre em unidades de saúde após autorização de um médico. "É vedada a realização de qualquer modalidade de internação nas comunidades terapêuticas acolhedoras", diz o projeto.



Apesar da utilização do termo "acolhimento", a maioria das comunidades terapêuticas, na prática, adotam protocolos de internação para tratamento de dependentes químicos. Durante o período em que as pessoas estão sendo submetidas ao tratamento, elas costumam permanecer nas dependências da entidade.



Segundo dados da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), caso aprovado, o PL afetaria além das 12 comunidades terapêuticas conveniadas com o governo do estado por meio do Sistema Bahia Viva, as entidades conveniadas com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), e também a Fundação Doutor Jesus. Ainda conforme a SJDHDS, esses locais "prestam serviços de acolhimento residencial transitório que não são da rede de atenção psicossocial de saúde".



As comunidades terapêuticas, oferecem normalmente tratamento gratuito e algumas contam com verba do Poder Público para se manter. O governo da Bahia destinou um total de R$ 11,2 milhões somente às entidades beneficiadas pelo Sistema Bahia Viva, edital que selecionou estabelecimentos para prestar serviços de recuperação, reabilitação física, psicológica e reinserção social. Em nível nacional, o governo financia cerca de 6,5 mil vagas nessas comunidades e o custo supera os R$ 90 milhões, de acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública apurados pelo jornal O Globo.



Sobre a tramitação do PL na Câmara, o deputado federal Pastor Sargento Isidório prometeu ser "contra até com a própria vida", e ainda classificou a medida como "extermínio".  O parlamentar exaltou o trabalho realizado e a importância das comunidades terapêuticas para a comunidade e a sociedade.



O responsável pela Fundação Doutor Jesus espera ainda que Maia não leve a tramitação do texto adiante. "Não acredito que ele [Rodrigo Maia] e nenhum homem de bem dessa nação faça isso", disse Pastor Sargento Isidório. "Eu não sou maluco de permitir extermínio", completou o parlamentar.



Representante legal da Comunidade Terapêutica Gente Livre Maanaim, Maria de Fátima Rocha considera o texto "contraditório" e também espera que o PL não seja levado adiante. "A gente vai conseguir derrubar isso ai", disse ao defender os pontos positivos do tratamento de dependência química gratuito. A Comunidade Maanaim, localizada em Irecê, no centro norte da Bahia, é uma das entidades beneficiadas pelo Sistema Bahia Viva.
por Rodrigo Daniel Silva / Jade Coelho / Bahianoitícas

0 comentários:

Postar um comentário