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segunda-feira, 9 de julho de 2018

Arqueólogos revelam mais antigos ícones com referência aos apóstolos Pedro e Paulo

Em um local improvável, arqueólogos encontraram os ícones mais antigos já descobertos com referência aos apóstolos Pedro e Paulo. A descoberta aconteceu em Roma, em um local próximo à Basílica de São Paulo Extramuros, uma das quatro da capital italiana, de propriedade do Vaticano.
Nas pequenas catacumbas de Santa Tecla, localizadas na Via Ostiense, em Roma, a 500 metros da Basílica de São Paulo Extramuros, os arqueólogos encontraram os ícones no mesmo local onde, 9 anos antes, a descoberta dos restos mortais de um homem também havia sido documentado
De acordo com informações do portal Aleteia, os arqueólogos identificam esses restos como os do próprio apóstolo Paulo. Agora, a nova descoberta aconteceu em um pequeno cubículo de uma antiga tumba, a quatro metros de profundidade, em um edifício de uma companhia de seguros construído na década de 1950.
Os ícones localizados estão gerando a pergunta: seriam esses os rostos dos apóstolos Pedro e Paulo? Os arqueólogos já sabiam deste cubículo desde 1720, mas os ícones estavam completamente cobertos por uma espessa camada de cal, o que tornava impossível detectar que pudesse haver alguma pintura ali. A descoberta de agora só foi possível graças às novas técnicas arqueológicas baseadas no uso de lasers.
Apresentada em 22 de junho de 2010 pelo presidente da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra e presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, a descoberta é fruto de uma iniciativa que começou um ano antes, em 2009, quando parte da camada de cal foi removida, revelando um dos ícones referentes ao apóstolo Paulo.
Fabrizio Bisconti, professor de arqueologia cristã e medieval na Universidade de Roma, anunciou a descoberta, explicando que depois de várias tentativas de descobrir se havia imagens por trás da cal, o laser finalmente as revelou. “Quando removemos a camada de cal, descobrimos retratos de três outros apóstolos, além de São Paulo: Pedro, André e João”, revelou.
O jornalista Jesús Colina, da Aleteia, comentou o nível de detalhe dos retratos: “É realmente impressionante ver como os primeiros cristãos podiam diferenciar os rostos de cada um dos apóstolos com tanta precisão. Como pode ser visto nas imagens da galeria, a maneira pela qual os apóstolos são representados iconograficamente dificilmente muda ao longo da história”. com informações gospel+

Reviravolta: Desembargador plantonista emite nova ordem e dá 1 hora para soltarem Lula

Após a decisão do relator da 8ª Turma dessa Corte, João Gebran Neto, responsável pela Lava Jato, de suspender o habeas corpus para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o desembargador Rogério Favreto voltou a determinar a soltura de Lula.
Esse é o terceiro despacho emitido neste domingo (8) do ex-onde ele afirma que sua decisão não desafia decisões anteriores do colegiado do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ou qualquer outra instância superior.
Favreto, que foi filiado ao PT por 20 anos, disse ainda que não pretende desafiar a “decisão do magistrado da 13ª Vara Federal de Curitiba”, que não tem competência jurisdicional no recurso em julgamento.
Ele ainda determinou que a soltura aconteça dentro de 1 hora. “Esgotadas as responsabilidades de plantão” o recurso será encaminhado automaticamente ao relator da 8ª Turma dessa Corte, João Gebran Neto. com informações jmnoticia

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Bolsonaro tem a maior bancada da Câmara (vídeo)

De acordo com levantamento do Congresso em Foco, ao menos 65 deputados admitem – a maior parte deles com a garantia de preservação dos seus nomes – que estarão com Jair Bolsonaro (PSL-RJ) na disputa presidencial. O número supera os 61 integrantes da maior bancada partidária da Câmara, que é a do PT. O próprio pré-candidato e seus seguidores difundem um cálculo bem superior.
Em um ato no salão verde da Câmara, nesta quarta-feira (4), o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) anunciou que os bolsonaristas já somam 110 deputados. “111 se contar o próprio Jair”, emendou Onyx em entrevista a este site. Ele se recusa a mostrar a lista, que passou às mãos de Bolsonaro em um envelope fechado, sob aplausos de vários parlamentares. “Tenho 24 anos de mandato e jamais divulgaria um número errado, mas não vou expor colegas”, disse.
“Alguns já podem assumir, rasgando a bandeira”, continuou Onyx, que fez dez reuniões em sua casa em busca desses apoios e é o coordenador dessa mega e nascente bancada suprapartidária bolsonarista. “Outros estão negociando alianças regionais ou têm problemas dentro do seu partido para vir a público agora. Claro que, por prudência, muitos não quiseram assumir para vocês. Mas pode ter certeza: chegaremos a 150 deputados em agosto, antes de iniciar a campanha eleitoral. E esses deputados estarão na futura base parlamentar do governo Bolsonaro. Estamos provando que, ao contrário do que se dizia, o nosso candidato tem capacidade de oferecer governabilidade”. com informações fórum
Veja a baixo o vídeo:

Marina Silva declara que sofre preconceito por ser evangélica

Nesta quinta-feira (5), a pré-candidata à Presidência da República Marina Silva (Rede) participou de uma sabatina promovida pelo portal Metrópoles.
Nela, Marina declarou que sente que sofre preconceitos por sua religião e atribuiu isso a uma “tendência a generalizações” da sociedade.
– Diria que, depois que me converti à fé cristã evangélica, é que esse preconceito às vezes é mais visível. Há uma tendência a generalizações – declarou.
Sobre como sua crença vai influenciar seu modo de governo, Marina afirmou que “quem vai governar, vai governar para todos”. No entanto, frisou que não é junto que ninguém abandone suas crenças.
A pré-candidata também respondeu perguntas sobre seus eleitores potenciais. Ela avalia que poderá receber muitos votos que seriam destinados a Lula, já que esse está preso. com informações pleno.news

Classificação Vocal & Evolução Histórica


Classificação Vocal por: Marcio dos Santos

Você, provavelmente, já está familiarizado ou, pelo menos, já ouviu falar em termos como: Soprano, Contralto, Tenor e Baixo. São as vozes de uma forma de composição bem conhecida: o coral, cujo nome também, popularmente, representa o grupo de pessoas que executa a tal composição (pode-se chamar, mais corretamente, o grupo de coro).
Mas estas não são as únicas possibilidades de classificação das vozes.
Vamos, em primeiro lugar separar as vozes em agudas, médias e graves.
A voz aguda feminina é o Soprano e a masculina é o Tenor. São as vozes encontradas com maior abundância no Brasil.
A voz média feminina é o Meio-soprano (ou Mezzo-soprano) e a masculina é o Barítono. Também são encontradas no Brasil, mas bem menos em relação às vozes agudas.
A voz grave feminina é o Contralto e a masculina o Baixo. São vozes raras no Brasil. O Baixo ainda encontramos, mas o Contralto verdadeiro é raríssimo e tem partituras interpretadas por Mezzo-sopranos Dramáticos (ver mais abaixo). A maioria dos coros tem de valer-se de Barítonos para cantar a linha dos Baixos dos corais. Por outro lado, a Rússia é um exemplo de abundância em vozes médias e graves, notório em seus coros, por outro lado são escassas as vozes ligeiras (sobre as quais falaremos mais abaixo).
Faço aqui um parêntese para um esclarecimento vital. Todos nós já nascemos com um tipo de voz. Nossa voz é o resultado de várias características físicas que herdamos de nossos pais. Por isso, é impossível um Tenor “desenvolver” uma voz de Barítono. Vai, sim, desenvolver sérios problemas vocais se tentar. Deus fez você com esta voz. É um presente dEle a você. Não “fabrique” uma voz que não é a sua. Vai estragar sua voz. E esta, nesta vida, é uma só.
Agora atente para a subdivisão das vozes:
Vozes femininas:
  • Soprano Ligeiro: é o chamado 1º Soprano, que tem por característica uma voz de volume menor, mas que alcança notas muito agudas, além de ter facilidade para cantar notas com ritmo rápido (volaturas). Referências: Joan Sutherland(*), Kathleen Battle(*), Sumi Jo(*);

  • Soprano Lírico-Ligeiro: Também chamado de Lírico Spinto, é um pouco mais encorpado que o ligeiro puro, também tem facilidade pra agudos e volaturas. Referências: Renata Tebaldi(*), Victoria de Los Angeles(*).

  • Soprano Lírico: de voz mais cheia, também possui maior volume. É também chamada de 2ºSoprano. Referências: Kiri Te Kanawa(*), Mirella Freni(*), Renata Scotto(*);.

  • Soprano Dramático: raro e de sonoridade peculiar, é o soprano mais grave. Normalmente tem grande extensão e desenvolve grande volume. Referências: Jessie Norman(*) (polêmica classificação, pois alguns a consideram Mezzo-soprano Lírico).

  • Mezzo-soprano Lírico: é também chamado em alguns lugares de Mezzo-soprano Ligeiro, pois apesar do timbre grave, assim como o Soprano Ligeiro, tem boa agilidade para volaturas (venho ressaltar que alguns classificam distintamente o Mezzo lírico do ligeiro). Referências: Tereza Berganza(*)

  • Mezzo-soprano Dramático: de grande extensão, timbre escuro e bem grave, muitas vezes canta também partituras de Contralto solo, o que pode ocorrer com mais freqüência com o abaixamento natural da voz ao passar os anos. Referências: Olga Borodina(*);

  • Contralto: como já dissemos, é raro no Brasil. Tem timbre muito escuro e, até pela pouca oportunidade de se ouvir, impressionante. Tem poucos papéis em ópera, a maior parte do repertório está na música barroca e nas obras do séc. XX. Referências: canto lírico: Kathleen Ferrier(*).
Algumas mulheres, devido a problemas hormonais ou disfunções do aparelho fonador, adquirem uma voz atenorada. A extensão destas vozes é bem curta (às vezes, de no máximo uma oitava) dificultando o desenvolvimento no trabalho de técnica vocal.
É também importante mencionar a corrente moda que supervaloriza a voz grave feminina. A situação, embalada ao som da música comercial, está crítica, causando confusão no referencial das pessoas. Além de classificações erradas (Sopranos classificados como Mezzo-sopranos e, pasmem, como Contraltos), temos uma atitude prejudicial tanto à saúde quanto à estética da voz, com o incentivo de se cantar só na sua região grave e, na maioria das vezes, forçando muito. Seja ela Contralto, Mezzo-soprano ou Soprano, a voz tem uma tessitura grande, e uma composição agradável e de bom senso estético a utiliza como um todo. É ridículo legar à voz feminina, seja ela de que tipo for, uma região ínfima que não passa de poucas notas no grave. Vozes graves também tem agudos bonitos se bem colocados tecnicamente.
Vozes masculinas:
  • Contratenor: é atualmente a voz masculina que treina tecnicamente o falsete para cantar como Contralto. Comum em coros mistos e masculinos europeus que interpretam, principalmente, música dos períodos Renascentista (séc. XVI) e Barroco (do séc. XVII à primeira metade do séc. XVIII). Na liturgia católica não havia canto congregacional (até meados do séc. XX). A música era executada por coros masculinos. Por este motivo usavam-se meninos (os famosos sopraninos e contraltinos), os falsetistas e os castratti(***). O uso de coros apenas masculinos perdurou na liturgia após a reforma protestante. A mulher só participava do canto congregacional (todos os fiéis cantando juntos), reintroduzido por Lutero. Referências de Contratenores (falsetistas – cantando como contraltos) no canto lírico: Andreas Scholl(*), David Daniels (*).

  • Tenor Ligeiro: também conhecido como 1o Tenor é a voz masculina natural mais aguda, também com facilidade para volaturas. Referência: Juan Diego Florez(**), Niccolai Gedda(*), Salvatore Licitra(*);

  • Tenor Lírico-Ligeiro: Também chamado de Lírico Spinto, é um pouco mais encorpado que o ligeiro puro, também tem facilidade pra agudos e volaturas. Referências: Enrico Caruso(*), Franco Corelli(*).

  • Tenor Lírico: voz mais rica em harmônicos que a anterior, tem o timbre mais cheio. É também chamado de 2o Tenor. Por erro ou, às vezes, por causa do repertório operístico, alguns Tenores Líricos são chamados de Dramáticos. Referências: Mario Lanza(*), Plácido Domingo(*);

  • Tenor Dramático: assim como o Soprano Dramático desenvolve grande volume, e é mais raro no Brasil. É o Tenor mais grave. Quando intérprete de óperas do Romantismo Germânico (R. Wagner, R. Sttraus) é chamado de Heldentenor (diz-se: réldentênor) ou Tenor Heróico. Referências: Lauritz Melchior(*), Wolfgang Windgassen(*).

  • Barítono Lírico ou Barítono Central: é comum como terceira voz em quartetos masculinos de música cristã. É importante salientar que alguns Tenores Dramáticos e Líricos podem ser classificados como Barítonos, devido a alguma dificuldade na identificação do timbre. O bom professor, com o desenvolver da técnica do aluno, corrige a classificação e redireciona o trabalho. Isto ocorreu com o conhecido Tenor Plácido Domingo (dos “Três Tenores”), classificado como Barítono, a princípio. Referência: Thomas Hampson (*);

  • Barítono Dramático: de voz bem grave e volumosa, é também chamado de Baixo Cantante ou Baixo Barítono (de acordo com o repertório operístico). Muitos dos Baixos de quartetos masculinos de música cristã são, na verdade, Barítonos Dramáticos. Referências: Bryn Terfel(*) e (**);

  • Baixo: tem o timbre bem escuro e potente. É raro mas encontra-se no Brasil. Referências: Gottlob Frick(*);

  • Baixo Profundo: timbre escuríssimo, voz potente, impressionante, e muito rara no Brasil, é encontrado com maior facilidade em países eslavos (Rússia, Ucrânia, Letônia, etc.) Referência: Martti Talvela(*)com informações musicaeadoracao.com.br
Para referências auditivas com vozes treinadas acesse os sites:
(*) www.epdlp.com/musica.php (site em espanhol, fácil de entender), clique em “cantantes” e selecione os cantores sugeridos neste artigo com:(*) para conhecer seu timbre em uma gravação e um pouco de sua história (o site dá algumas classificações equivocadas no histórico. Siga as informações deste artigo que foram conferidas com bastante cuidado e esmero com professores de confiança).
(**) www.handelmania.com/21st.htm (site em inglês) clique na foto do cantor sugerido neste artigo com: (**) e ouça uma gravação para conhecer o timbre.
(***) Os Castratti: eram os homens que eram castrados quando meninos, antes da puberdade, para a preservação da voz aguda de soprano, mezzo-soprano ou contralto (quando mezzo-soprano ou contralto também chamado de contratenor) num corpo maior, conseqüentemente mais potente. Isso se devia ao fato de que não era permitida a participação da mulher nos serviços religiosos (ver parágrafo sobre contratenores), a não ser nos conventos femininos obviamente. Isso aconteceu a princípio por incentivo à uma vida celibatária em monastérios por parte da Igreja Católica (principalmente nos séc. XVI e XVII, e na sua maioria na Itália). Só depois veio a ser feito com intuitos musicais. No séc. XVII se tornaram muito populares também nas Óperas, pois demonstravam grande virtuosismo e técnica. Alguns se tornaram verdadeiras celebridades da época. O último Castratto de que se tem notícia foi Alessandro Moreschi (1858-1922)(*), cantor italiano do qual se tem o único registro fonográfico desse tipo de voz. Apesar da gravação muito antiga (1902) e do cantor estar longe tecnicamente da qualidade dos Castratti famosos, vale a pena conferir a gravação para se ter uma idéia do timbre.

DEPUTADA ÂNGELA SOUSA VIABILIZA ÔNIBUS ESCOLAR PARA CANAVIEIRAS

Os estudantes da rede estadual de ensino do município de Canavieiras, no sul do Estado, passam a contar a partir de agora com um ônibus escolar. Fruto de emenda da deputada Ângela Sousa, o veículo foi entregue na tarde desta quinta-feira (5), em Salvador, e irá auxiliar no transporte diário de alunos da educação básica da rede pública residentes, prioritariamente, na zona rural da cidade.
“Quero agradecer primeiro ao nosso governador Rui Costa, ao secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, e dizer que essa entrega é resultado dos esforços conjuntos com o nosso vereador Nilton Nascimento, o secretário municipal de Administração, Edmo Pipi, bem como do prefeito Clóvis Almeida. A educação de Canavieiras tem sido uma prioridade do nosso trabalho”, destacou Ângela Sousa.
Com a entrega desse ônibus, a parlamentar reafirma o seu compromisso com a população de Canavieiras, além de consolidar a busca incansável pelo fortalecimento da educação.
MAIS INVESTIMENTOS
Na condição de deputada estadual mais votada em Canavieiras, Ângela Sousa destinou, somente entre os anos de 2017 e 2018, mais de R$ 500 mil (meio milhão de reais) em emendas impositivas voltadas para a aquisição de ambulância; ônibus escolar; kit para Unidade Básica de Saúde (UBS); apoio para projetos culturais através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado (Bahiatursa); implantação de sistema simplificado de abastecimento de água na Lagoa do Rocha, por meio da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb); além da doação de barracas para a feira livre, alevinos de tilápia e mudas de plantas frutíferas e florestais para produtores rurais, por meio da Bahia Pesca.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

EMENDA DE ÂNGELA SOUSA GARANTE AMBULÂNCIA PARA IBICARAÍ

Durante a agenda de inaugurações do governador Rui Costa em Feira de Santana, na manhã desta quinta-feira (5), a deputada Ângela Sousa entregou, ao lado do Chefe do Executivo, uma ambulância ao município de Ibicaraí. A chave do veículo foi entregue ao prefeito Lula Brandão e aos vereadores Aroldo Abreu, Idemar Lopes (Dema) e Ney Macêdo.

Adquirida por meio de emenda impositiva da parlamentar, com valor de R$ 80 mil, a ambulância irá auxiliar na remoção de pacientes e nos atendimentos de urgência e emergência prestados à população. 

“É com muita alegria e satisfação que destinamos esta ambulância ao município de Ibicaraí. Sem dúvidas esse veículo proporcionará mais qualidade no atendimento aos ibicaraienses”, destacou Ângela Sousa.