Em seis meses terão início as obras de implantação do Sistema de Veículo
Leve de Transporte (VLT) que ligará o Comércio, em Salvador, até a Ilha
de São João, no município de Simões Filho. O contrato no valor de R$
1,5 bilhão foi assinado pelo governador Rui Costa, nesta quarta-feira
(13); durante evento no Salão de Atos da Governadoria, no Centro
Administrativo da Bahia (CAB).
“A população do subúrbio,
com o VLT, passa a ter um transporte rápido, confortável, que abre
espaço também para o desenvolvimento da cidade pra aquela região.
Novos negócios surgem, a gente atrai a iniciativa privada para
construir equipamentos comerciais, residenciais, de lazer, e que geram
empregos. A partir de um novo sistema de transporte, a gente leva também
oportunidades de crescimento”, afirmou o governador Rui Costa.
O VLT irá substituir o atual sistema de trens que faz a linha da Estação
da Calçada ao bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, beneficiando
os mais de 600 mil moradores da região.
Com cerca de 20 quilômetros de extensão,
22 estações e capacidade para transportar cerca de 150 mil usuários por
dia, o VLT será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica, sem
emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente. As atuais
dez estações dos trens do Subúrbio serão desativadas e reaproveitadas
para prestação de outros serviços à comunidade; como postos da Polícia
Militar e centros de atendimento.
A integração física do VLT com o sistema
de metrô de Salvador se adequará à lógica de mobilidade do Governo do
Estado, que viabiliza o funcionamento dos modais em um sistema de rede,
através de serviços complementares. O projeto prevê uma ligação com
quatro estações entre a região de São Joaquim, passando pela Via
Expressa e fazendo a integração com o sistema metroviário no Acesso
Norte.
O contrato foi assinado pelo Governo do
Estado e pelo consórcio vencedor do leilão realizado em maio de 2018, a
Skyrail Bahia, composto pelas empresas Build Your Dreams (BYD Brasil) e
Metrogreen, responsável pela implantação e operação do sistema. A obra
será realizada por meio da modalidade de Parceria Público-Privada (PPP).
“A tecnologia aqui é uma das melhores disponíveis para a área ferroviária atualmente. Após essa assinatura, os próximos passos são a realização dos serviços preliminares previstos no projeto, com o traçado da poligonal onde será implantado o VLT e a instalação do canteiro de obras. A previsão é que as intervenções sejam concluídas em 24 meses após serem iniciadas”, afirmou o diretor técnico do consórcio, Alexandre Barbosa.
N1Bahia
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