Translate

Compartilhe

https://www.facebook.com/deltan.dallagnol/videos/1384339188276453/

search este blog

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

MPF vai à Justiça contra nomeação de pastor evangélico na Funai

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou nesta terça-feira (11/02/2020) ação civil pública para suspender a nomeação do missionário Ricardo Lopes Dias para o cargo de Coordenador Geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Fundação Nacional do Índio (Funai). O processo pede a suspensão da nomeação por evidente conflito de interesses, incompatibilidade técnica e risco de retrocesso na política de não contato adotada pelo Brasil desde a década de 1980, apontando ameaça de genocídio e etnocídio contra os povos indígenas. 

A nomeação para o órgão, que é considerado um dos mais sensíveis de toda a Funai, foi feita por meio da Portaria nº 151/20, publicada no dia 3 de fevereiro.
No documento, o MPF diz haver claro desvio de finalidade, considerando que o missionário não se adequa às diretrizes e objetivos da instituição que irá fazer parte, nem possui os requisitos técnicos para que possa assumir sua função.

“Considerando que o Brasil é o país onde se registra o maior número de povos indígenas isolados na América do Sul — e o Estado Brasileiro reconhece a existência de 114 registros, sendo 28 desses com presença confirmada —, os riscos de informações e dados sensíveis e confidenciais armazenados na coordenação serem acessados por missões de fé com propósitos declaradamente evangelizantes é patente”, afirma a ação.

Ainda de acordo com o MP, a nomeação representa clara ameaça à “política de não contato e de respeito à autodeterminação dos povos indígenas”, uma vez que o controle da CGIIRC passará a um missionário “com vínculo de formação e de mais de 15 anos de trabalho para uma organização com declarado propósito de evangelizar os povos ‘não alcançados’ e ‘não engajados’”. 

A organização ao qual o MPF faz referência é a Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB), com quem o missionário tem relação. A MNTB, de acordo com informe da própria instituição, acredita que “a humanidade vive a sétima era da história sagrada” e que “está destinada a ver a consumação dos tempos com a segunda vinda de Cristo, que só será realizada através da ‘conquista das últimas fronteiras desse mundo’”. 

A fronteira é justamente alcançar os índios, aqueles que eles chamam de “Brown Gold”, ou “ouro moreno”. 

Além de obter a nulidade da portaria que nomeou Ricardo Lopes, o MPF também pede que seja derrubada a alteração do regimento interno da Funai que permitiu que o cargo fosse ocupado por pessoa sem vínculo efetivo com o serviço público. JM

0 comentários:

Postar um comentário