Translate

Compartilhe

https://www.facebook.com/deltan.dallagnol/videos/1384339188276453/

search este blog

sábado, 11 de abril de 2020

Barroso sobre eleições de 2020: 'Esperamos adiar o mínimo inevitável' (vídeo)

Em entrevista à CNN, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que assume a presidência do TSE em maio, admitiu que há a possibilidade de mudanças no calendário eleitoral de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, mas mostrou-se resistente ao cenário.

"Estamos monitorando como evolui a disseminação da doença, a minha posição e da então presidente [do TSE] Rosa Weber é que ainda é precoce a tomada de uma decisão, embora nós já estejamos trabalhando com a eventual possibilidade de um adiamento [das eleições]. O que tenho defendido é que se houver necessidade de se postergarem as eleições, que seja pelo prazo mínimo indispensável para que elas possam se realizar com seguraça para a população", disse o ministro.

Barroso defendeu que o adiamento das eleições municipais é um risco à democracia brasileira por colocar em xeque diversas etapas do processo eleitoral, incluindo os testes realizados com as urnas eletrônicas.

"Há a preocupação com o cumprimento dos ritos da democracia. Portanto, esperamos adiar o mínimo inevitável. Se for necessário adiar para meados de novembro, adiaríamos; se for necessário para o primeiro domingo de dezembro, também. O esforço maior é de fazer as eleições ainda neste ano para evitar a prorrogação de mandatos." CNN

0 comentários:

Postar um comentário