Translate

Compartilhe

https://www.facebook.com/deltan.dallagnol/videos/1384339188276453/

search este blog

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

‘Pacto de Abraão’: Israel chega a acordo histórico com os Emirados Árabes Unidos

Israel chegou nesta quinta-feira a um acordo com os Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos) para estabelecer relações diplomáticas com a mediação de Donald Trump.

O pacto, batizado de Abraão , é resultado de longas conversas entre Israel, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos e foi fechado nesta quinta-feira em conversa telefônica entre Trump; o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu; e o Príncipe Herdeiro dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Bin Zayed.

O presidente dos Estados Unidos foi o primeiro a anunciá-lo por meio do Twitter, chamando o entendimento de “grande virada” e “acordo de paz histórico entre dois grandes amigos [dos Estados Unidos]”.

Em troca da normalização das relações com um terceiro estado do mundo árabe, depois do Egito (1979) e da Jordânia (1994), Israel renuncia à anexação parcial da Cisjordânia prevista no plano de paz da Casa Branca.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se prepara para tornar público nos próximos minutos o conteúdo de uma declaração conjunta com os Emirados Árabes Unidos na qual os dois países se comprometem a “uma normalização completa das relações” para “avançar em direção à paz na região”. O entendimento também prevê que muçulmanos possam visitar a Mesquita de Al Aqsa, na Cidade Velha de Jerusalém, em voos diretos de Abu Dhabi para Israel. Israel e os Emirados Árabes Unidos chegaram a um acordo na quinta-feira para normalizar totalmente suas relações diplomáticas. JM

0 comentários:

Postar um comentário