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quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Católicos invadem catedral para impedir culto de celebração da Reforma Protestante; Assista

Um grupo de fiéis católicos protestou contra a celebração dos 500 anos da Reforma Protestante invadindo um culto para recitar o rosário em voz alta. A Polícia foi chamada para remover os fiéis e não houve maiores incidentes.
A celebração foi realizada na Catedral de São Miguel e Santa Gudula, em Bruxelas, na Bélgica. O templo católico foi cedido gentilmente pela arquidiocese de cidade para a Igreja Protestante Unida, a maior denominação evangélica do país.

O templo ficou lotado de fiéis protestantes, que acompanhavam o culto no momento em que os católicos fizeram uma fileira no meio do templo, durante o sermão, para recitar o rosário. De acordo com informações do portal francês Media-Presse-Info, os católicos não se conformavam com o uso da catedral católica por um grupo de protestantes.
“Nossa Catedral de São Miguel e Santa Gudula é um edifício católico construído por nossos pais para ser uma Casa de Deus, para a celebração da Santa Missa, para o louvor de Deus e dos santos. A ocupação de nossa catedral pelos protestantes para comemorar o 500º aniversário da Reforma é, portanto, uma profanação”, dizia um panfleto do protesto.
“Na verdade, a chamada Reforma foi realmente uma revolta: sob o pretexto de combater abusos, Lutero se rebelou contra a autoridade divina da Igreja Católica, negou inúmeras verdades da Fé, aboliu o Sacrifício da Missa e dos Sacramentos, rejeitou a necessidade de boas obras e prática de virtudes cristãs. Finalmente, ele atacou a veneração da Virgem Maria e dos santos, a vida religiosa e os votos monásticos”, acrescentava o documento.
 
De acordo com os católicos que protestaram no culto, a Reforma Protestante “foi uma grande tragédia para a sociedade cristã e para a salvação das almas”.
Após a Polícia efetuar a retirada dos fiéis católicos, o pastor Steven Fuit agradeceu à paciência e pacificidade dos fiéis protestantes diante daquele episódio, e pediu que eles continuassem a respeitar as diferenças.
“Nossa individualidade e nossa unidade não consistem na aceitação passiva da diversidade. Nossa unidade essencialmente deriva do respeito às diferenças. Sem o outro que é diferente, quem pensa o contrário, quem faz de outra forma, não existo, não sou nada. As diferenças são uma parte inerente da unidade”, concluiu. com informações gospel+
 
Assista ao protesto:

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Receita Federal estima que igrejas e entidades religiosas devam R$ 920 milhões em impostos

A Receita Federal estima que igrejas e demais instituições religiosas do Brasil devam à União, em impostos atrasados e multas, R$ 920 milhões. O valor já consta da Dívida Ativa da União e uma parte vem sendo cobrado pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).
Dentre os principais devedores da parte já em execução, segundo a PGFN, estão as igrejas Assembleia de Deus de Belo Horizonte, com R$ 5,7 milhões em dívidas; a Igreja Internacional da Graça de Deus, com R$ 14,3 milhões; e a Sociedade Vicente Pallotti, que soma R$ 55,4 milhões em débitos a quitar.

De acordo com informações do portal Uol, a Receita Federal não fala abertamente sobre os devedores e as quantias que cada um tem a saldar, mas a PGFN confirmou que, dentre os que são alvo de ações a seu cargo, os três principais são os citados acima.
As igrejas e demais entidades religiosas contam com isenção tributária em relação ao IPTU dos locais de culto e IPVA de veículos registrados em seus respectivos CNPJ’s, mas precisam pagar os impostos que não são relacionados às atividades fim, como PIS, Cofins e o INSS de seus funcionários.
“Os R$ 920 milhões devidos por entidades religiosas estão divididos em dois ‘estoques’: um a cargo da Receita e outro da PGFN. Esse valor é superior ao orçamento deste ano de órgãos como o Ministério do Turismo – R$ 815 milhões ou o STF (Supremo Tribunal Federal) – R$ 686 milhões”, informou o Uol.

500 anos da Reforma Protestante: veja mitos, legados e fatos essenciais que podem cair no Enem e nos vestibulares



A Reforma Protestante completa cinco séculos nesta terça-feira (31). Apesar de o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não ter as efemérides como referência, o tema tem desdobramentos em diversas áreas do conhecimento e relevância em disciplinas como história, já tendo sido cobrado em diversas edições da prova. 

O G1 ouviu o diretor de conteúdo e aprendizagem do Anglo, Renan Garcia Miranda, sobres mitos, legados e fatos essenciais ligados à Reforma. Confira:

Mitos

“Um mito em torno da Reforma Protestante é o de que João Calvino, fundador do Calvinismo, teria defendido que o homem que acumula riquezas seria um predestinado à salvação. O religioso francês construiu em Genebra uma comunidade religiosa marcado por uma disciplina rigorosa quanto ao vestuário, aos costumes sexuais, ao comparecimento à Igreja e aos negócios comerciais.
Quanto à predestinação, Calvino, que discutira muito pouco o assunto, argumentava que, embora estivesse predestinado à salvação ou à danação, o homem jamais poderia conhecer antecipadamente sua sorte. A escolha de uns e a rejeição de outros era um sinal do mistério de Deus.”

"Após a morte de Calvino, seus seguidores foram, lentamente, tornando a predestinação algo crucial e estabelecendo parâmetros lógicos para um homem reconhecer os sinais de Deus. O trabalho passou a ser visto como uma vocação divina, e o sucesso decorrente dele, um sinal da predestinação."

Legados

“Um dos maiores legados da Reforma Protestante foi a abertura para a livre interpretação da Bíblia. Enquanto a Igreja Católica sustentava que só o clero — intermediário entre os homens e Deus — podia interpretar adequadamente a Bíblia, Lutero dizia que, para descobrir seu sentido, não era necessária a ajuda de padres. Segundo ele, em questões de fé, não havia diferença entre padres e leigos. Todos podiam receber sua fé diretamente de Deus. A postura de Lutero abre espaço para um modelo de individualismo religioso que é uma das marcas da contemporaneidade.”

Fatos essenciais

“Em outono de 1517 um monge de nome Tetzel viajava pela área próxima de Wittenberg, região de atuação de Lutero, vendendo indulgências. O dinheiro obtido destinava-se em parte à reconstrução da basílica de São Pedro, em Roma, e o restante ao pagamento de dívidas contraídas pelo arcebispo local na compra de seu cargo com o papa. " 

"Embora desconhecesse a segunda finalidade, Lutero irritou-se com as maneiras grosseiras de Tetzel e lançou um ataque à venda de indulgências, quando teria afixado à porta do castelo de Wittenberg suas 95 teses. A seguir, no dia 31 de outubro de 1517, enviou as Teses em uma carta a Alberto de Mainz, o Arcebispo de Mainz. A data passou a ser considerada o início da Reforma Protestante. "

No documento, Lutero questionava a ideia da venda de indulgências por implicar uma prática corrupta e também por considerá-la frágil do ponto de vista teológico. Como a salvação poderia ser conseguida por meio de boas ações? No centro da argumentação de Lutero estava a convicção de que o homem alcançaria a salvação pela sua fé pessoal, marca de um senso de individualismo que se fazia presente na Europa naquele momento. Afirmava que o comparecimento à igreja, o jejum, as peregrinações e a boas obras não assegurariam a salvação. As boas obras não seriam a causa da salvação, mas apenas seu resultado.”

Fonte: G1 

Semana da Cultura Evangélica e Marcha para Jesus 02 à 11 de Novembro, em Vitória da Conquista

A Marcha para Jesus 2017, em Vitoria da Conquista, acontecerá de 2 à 11 de Novembro, é a (13° edição) da Semana da Cultura Evangélica e contará com participação especial de Nivea Soares, Irmão Lázaro e pregador Luo, saída da praça Vitor Brito e a concentração será Glauber Rocha.
“A Unidade não está nos costumes, mas nos propósitos dos Céus pra nossa Cidade!”

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

APOCALIPSE O INÍCIO E O FIM (VÍDEO)


Teve início na noite deste último sábado de outubro, na 2ª Igreja Batista Getsêmani, o Projeto "APOCALIPSE ALFA E ÔMEGA", um trabalho de arte cênica respaldada na Bíblia Sagrada. Segundo o diretor do projeto, Climério, a ideia é fazer com que o público recebido neste evento, durante essa minitemporada de apresentações que se encerrará no primeiro sábado de novembro, possa vivenciar através dos cenários e do contato direto com os atores e figurantes, passagens importantes da Bíblia Sagrada, que destacam o propósito de Deus para humanidade do inicio ao fim de sua criação.

A 2ª Igreja Batista Getsêmani, fica localizada na Rua F, Nº 80, no Bairro Urbis.
O ingresso para o espetáculo tem o valor simbólico de 5,00 reais, e pode ser adquirido na portaria da igreja.

Assista ao vídeo, e veja a entrevista concedida ao blog, por Climério, diretor do projeto "APOCALIPSE"

domingo, 29 de outubro de 2017

ABÍLIO SANTANA DESCLASSIFICA JEAN WYLLYS COMO DEPUTADO (VÍDEO)

A troca de farpas entre o pr. Abílio Santana e o então deputado Jean Wyllys, gerou mais um episódio, desta vez, o pr. Abílio Santana usou a sua página do Facebook para divulgar um vídeo em que o mesmo, desclassifica Jean Wyllys como deputado, e faz revelações que implicam na moralidade da figura pública do deputado. Depois do desabafo,  o pastor, faz menção de sua possível candidatura para o próximo ano eleitoral.

O vídeo divulgado na noite deste sábado, já alcançou mais de 370 mil visualizações e 14 mil compartilhamentos.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Maioria dos evangélicos não seguem seu pastor ao votar, diz Datafolha

Oito em cada 10 brasileiros dizem não seguir a opinião de seus líderes religiosos durante as eleições, segundo o Datafolha. Embora 19% das pessoas considerem as recomendações da liderança, 4% seguem as indicações apenas se o candidato for ligado à sua igreja.
O número de pessoas que são influenciadas pelos pastores no voto aumenta entre os evangélicos (26%), com um número ainda maior entre os fiéis neopentecostais (31%). Cerca de 9% disseram já ter votado em alguém indicado por seu líder religioso, comparado aos 8% em um levantamento feito há quatro anos.
A pesquisa reforça que evangélicos (16%), sobretudo os neopentecostais (28%), se revelam mais suscetíveis à recomendação de suas igrejas, mas continuam sendo uma minoria dentro do universo religioso.
De acordo com Gerson Moraes, professor de teologia e de política da Universidade Presbiteriana Mackenzie, é errado tratar evangélicos como uma massa uniforme. “Por exemplo, grupos históricos, em geral mais escolarizados, têm a visão de que a igreja pode ser a consciência do Estado, mas jamais dominar o Estado”, disse ele ao jornal Folha de São Paulo.
Fé brasileira
Embora o eleitor não seja influenciado por seu líder religioso no momento do voto, o Brasil é um país de fé — 98% da população acredita em Deus. Segundo o Censo, o número de evangélicos saltou de 15,4% em 2000 para os atuais 32% detectados no Datafolha. Já católicos diminuíram de 73,6% para 52%.
Em setembro, o Datafolha entrevistou 2.772 brasileiros de 194 cidades apresentando três hipóteses: um presidenciável católico, um evangélico e um ateu.
Entre as respostas, 25% votariam no católico com certeza, 49% talvez e 16% de jeito nenhum. Os índices para o evangélico foram, respectivamente, de 21%, 46% e 24%. Já para o ateu, 8% votariam com certeza, 33% talvez e 52% jamais o elegeriam. Entre neopentecostais, a resistência ao político descrente chega a 67%.

Fonte: Guiame, com informações de Folha de São Paulo