Translate

Compartilhe

https://www.facebook.com/deltan.dallagnol/videos/1384339188276453/

search este blog

terça-feira, 31 de outubro de 2017

500 anos da Reforma Protestante: veja mitos, legados e fatos essenciais que podem cair no Enem e nos vestibulares



A Reforma Protestante completa cinco séculos nesta terça-feira (31). Apesar de o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não ter as efemérides como referência, o tema tem desdobramentos em diversas áreas do conhecimento e relevância em disciplinas como história, já tendo sido cobrado em diversas edições da prova. 

O G1 ouviu o diretor de conteúdo e aprendizagem do Anglo, Renan Garcia Miranda, sobres mitos, legados e fatos essenciais ligados à Reforma. Confira:

Mitos

“Um mito em torno da Reforma Protestante é o de que João Calvino, fundador do Calvinismo, teria defendido que o homem que acumula riquezas seria um predestinado à salvação. O religioso francês construiu em Genebra uma comunidade religiosa marcado por uma disciplina rigorosa quanto ao vestuário, aos costumes sexuais, ao comparecimento à Igreja e aos negócios comerciais.
Quanto à predestinação, Calvino, que discutira muito pouco o assunto, argumentava que, embora estivesse predestinado à salvação ou à danação, o homem jamais poderia conhecer antecipadamente sua sorte. A escolha de uns e a rejeição de outros era um sinal do mistério de Deus.”

"Após a morte de Calvino, seus seguidores foram, lentamente, tornando a predestinação algo crucial e estabelecendo parâmetros lógicos para um homem reconhecer os sinais de Deus. O trabalho passou a ser visto como uma vocação divina, e o sucesso decorrente dele, um sinal da predestinação."

Legados

“Um dos maiores legados da Reforma Protestante foi a abertura para a livre interpretação da Bíblia. Enquanto a Igreja Católica sustentava que só o clero — intermediário entre os homens e Deus — podia interpretar adequadamente a Bíblia, Lutero dizia que, para descobrir seu sentido, não era necessária a ajuda de padres. Segundo ele, em questões de fé, não havia diferença entre padres e leigos. Todos podiam receber sua fé diretamente de Deus. A postura de Lutero abre espaço para um modelo de individualismo religioso que é uma das marcas da contemporaneidade.”

Fatos essenciais

“Em outono de 1517 um monge de nome Tetzel viajava pela área próxima de Wittenberg, região de atuação de Lutero, vendendo indulgências. O dinheiro obtido destinava-se em parte à reconstrução da basílica de São Pedro, em Roma, e o restante ao pagamento de dívidas contraídas pelo arcebispo local na compra de seu cargo com o papa. " 

"Embora desconhecesse a segunda finalidade, Lutero irritou-se com as maneiras grosseiras de Tetzel e lançou um ataque à venda de indulgências, quando teria afixado à porta do castelo de Wittenberg suas 95 teses. A seguir, no dia 31 de outubro de 1517, enviou as Teses em uma carta a Alberto de Mainz, o Arcebispo de Mainz. A data passou a ser considerada o início da Reforma Protestante. "

No documento, Lutero questionava a ideia da venda de indulgências por implicar uma prática corrupta e também por considerá-la frágil do ponto de vista teológico. Como a salvação poderia ser conseguida por meio de boas ações? No centro da argumentação de Lutero estava a convicção de que o homem alcançaria a salvação pela sua fé pessoal, marca de um senso de individualismo que se fazia presente na Europa naquele momento. Afirmava que o comparecimento à igreja, o jejum, as peregrinações e a boas obras não assegurariam a salvação. As boas obras não seriam a causa da salvação, mas apenas seu resultado.”

Fonte: G1 

0 comentários:

Postar um comentário