Translate

Compartilhe

https://www.facebook.com/deltan.dallagnol/videos/1384339188276453/

search este blog

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Flordelis não apresenta documento ao Conselho Tutelar para comprovar guarda ou adoção de filha

A deputada federal Flordelis dos Santos de Souza (PSD) não apresentou ao Conselho Tutelar do Largo da Batalha, em Niterói, nenhuma documentação comprovando ter a guarda ou adoção de uma adolescente tratada por ela como filha e que está em sua casa há seis anos. Como o EXTRA mostrou no último dia 20, a jovem está em situação irregular, o que a deputada nega.

Flordelis deixou o Conselho Tutelar pouco depois das 13h, após mais de duas horas de ter chegado no local. A parlamentar afirma que deu entrada no pedido de adoção da jovem em 2014, mas alega que o processo não foi finalizado. A deputada marcou para a próxima segunda-feira para retornar ao conselho com a documentação que afirma ter.

Ao deixar o local, Flordelis também afirmou ao EXTRA que a situação da adolescente está regularizada.

— A situação da minha filha está bem clara. Já dei entrada no Juizado de Menores. Vou trazer segunda-feira os documentos para apresentar. Já dei entrada no processo — afirmou a parlamentar.

De acordo com Eliana Virgílio, presidente do Conselho Tutelar do Largo da Batalha, Flordelis alegou que a documentação da filha está com seu antigo advogado. Ela apresentou apenas uma autorização do próprio conselho, de 2014, para que a adolescente estudasse. Eliana afimou que a antiga gestão do conselho será questionada, uma vez que não é de praxe conceder esse tipo de autorização para uma criança sem certidão de nascimento, como é o caso da jovem.

A adolescente também será ouvida no Conselho Tutelar na próxima segunda-feira. Eliana quer ouvir os relatos da jovem sobre sua origem e se ela deseja permanecer com Flordelis.

— Nosso objetivo principal é garantir os direitos dessa adolescente. Se ela não tem certidão de nascimento, não viaja, por exemplo. Ela Precisa estar com a situação regularizada. Mas se não houver guarda e nem adoção, é uma situação muito grave. Precisamos saber a origem dessa menina. De onde ela veio? Pode estar sendo procurada em algum lugar — explicou Eliana.

Caso Flordelis não apresente a documentação, o Conselho Tutelar encaminhará uma Notícia de Fato ao Ministério Público para informar sobre a situação.

No conselho, a deputada contou que a adolescente foi levada para sua casa por um amigo que trabalha na gravadora MK Music, com a qual ela possui contrato. Segundo Flordelis, a menina vivia nas ruas com o avô. A parlamentar alega que tentou encontrá-lo para descobrir mais dados da jovem, mas não teve sucesso.

Flordelis foi convocada para prestar esclarecimentos sobre a situação da filha no último dia 20. Inicialmente, sua ida ao Conselho Tutelar foi marcada para as 11h30 da última sexta-feira, mas ela não compareceu. Pouco mais de uma hora após o horário em que deveria estar no órgão, a deputada deu uma entrevista ao vivo ao SBT.

Procurada, a assessoria de imprensa de Flordelis não explicou por que a deputada não foi ao conselho.

Como o EXTRA divulgou no último dia 20, Flordelis mantém em sua casa uma adolescente, tratada como filha, em situação irregular. A jovem está na família há seis anos, nunca foi adotada e a parlamentar sequer possui a guarda legal da jovem. Em discurso em fevereiro deste ano, na Câmara dos Deputados, Flordelis citou a filha, alegando que possuía a sua guarda e tentava conseguir um registro de nascimento para a jovem, já que ela não possui o documento.

Especialistas ouvidos pelo EXTRA, no entanto, garantem que a Justiça não concede a guarda de um menor sem determinar a expedição de uma certidão de nascimento no mesmo processo, ainda que com dados presumidos. Além disso, O EXTRA apurou que não há qualquer processo na Justiça sobre adoção ou guarda da adolescente.

Procurada pelo EXTRA, a assessoria de imprensa de Flordelis se negou a fornecer o número do processo de guarda que a deputada alega possuir e também o termo de guarda da adolescente. No discurso na Câmara em que cita a jovem, Flordelis admite que conseguiu, mesmo sem a certidão, matriculá-la numa escola, “mesmo que de forma ilegal”. Flordelis foi eleita deputada federal no fim do ano passado, com quase 200 mil votos. Uma de suas principais bandeiras foi a desburocratização da adoção no Brasil.

"Há seis anos eu luto para que minha filha tenha um registro de nascimento. Eu tenho a guarda legal da minha filha. Essa guarda tem sido renovada tempo a tempo. Minha filha hoje só frequenta uma escola porque eu tive que ir lá implorar para minha filha entrar naquela escola, mesmo que de forma ilegal", afirmou Flordelis em seu discurso, que foi gravado e consta em vídeo obtido pelo EXTRA.

A guarda citada pela parlamentar é a provisória, que é necessário renovar periodicamente. A advogada Silvana do Monte Moreira, presidente da Comissão Nacional de Adoção do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) da OAB/RJ explica que a certidão de nascimento é um documento extremamente necessário para a vida da criança. É direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a regularização do registro civil dos menores.

— Não existe guarda sem a expedição da certidão de nascimento. É a certidão que torna a criança um sujeito de direitos, é um documento necessário para a vida dela. No processo de guarda, o juiz manda expedir a certidão. Uma criança sobre a qual não se conheça os dados, as informações (da certidão) serão presumidas — explica a advogada, que foi uma das palestrantes do “Cruzada da Adoção”, evento realizado na Câmara dos Deputados, em maio deste ano, e liderado por Flordelis. Silvana atua há 26 anos na área da Infância e Juventude.

Em outro pronunciamento este ano, durante uma sessão na Comissão de Seguridade Social e Família na Câmara dos Deputados, Flordelis voltou a citar a filha. A parlamentar contou que a jovem chegou em sua casa com um nome que seria de batismo, mas desejava ter outro. O EXTRA apurou que na família da parlamentar, pouco se sabe sobre a origem e história da adolescente. Há dúvidas, inclusive, sobre sua verdadeira idade. Flordelis chegou a relatar que a garota foi deixada por uma das avós dela na igreja fundada e dirigida pela parlamentar.

Flordelis está sendo investigada pela Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo pela morte de seu marido, o pastor Anderson do Carmo. Dois filhos da parlamentar já foram indiciados por participação no crime, no fim da primeira fase das investigações. A Polícia abriu um novo inquérito para continuar apurando o envolvimento de outras pessoas no crime. EXTRA

0 comentários:

Postar um comentário