Translate

Compartilhe

https://www.facebook.com/deltan.dallagnol/videos/1384339188276453/

search este blog

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

(vídeo) Após repercussão, Herzen fala sobre o Conquista Criança "Um projeto maravilhoso do governo passado"

Em discurso realizado na abertura das atividades da câmera de vereadores, em Vitória da Conquista, na manhã desta sexta-feira, o prefeito Herzen Gusmão teceu elogios à oposição e situação representada pela bancada de vereadores, e exaltou alguns projetos em desenvolvimento na sua gestão em prol da cidade.

Nas pautas expositivas do executivo, Herzen tenta amenizar a pressão sofrida em janeiro por famílias de educandos que questionam o descaso pelo Programa Conquista Criança, por parte do prefeito, ressaltando:

"Eu preciso fala do novo Conquista Criança. Um projeto maravilhoso do governo passado. Mas uma execução com equívocos. Os pais, as mães principalmente, vão entender o que estou falando. O que adianta um Conquista Criança manter no mesmo espaço, no mesmo ônibus, mesmo lugar uma menina de 11 anos. Batendo à porta para entrar na adolescência e o menor que tá saindo da adolescência para a fase adulta convivendo no mesmo espaço, no mesmo ambiente, sem psicólogos, sem a vigilância. Isso é na verdade uma relação antipedagógica."

"E o que que nós fizemos? Novo Conquista Criança. Conquista Criança integral! Vamos tirar aquela cerca de arame farpado de espinho de quiabento. Vai ser a primeira escola sem muro! E será um exemplo o Conquista Criança. E vamos começar pelo Conquista Criança a reciclagem e vamos também aproveitar e zerar os resíduos com uma experiência nova como nós escolhemos o Conquista Criança para essa experiência, escolhemos a escola de José Gonçalves será a primeira escola a receber climatização em todas as salas."

Mal informado, o prefeito fala em Conquista Criança no modelo de escola em tempo integral como sendo um projeto novo, mas o relatório anual das atividades oferecidas aos educandos do Programa Conquista Criança mostra a escola em tempo integral começando a funcionar como uma escola anexa à Escola São Cristovão atendendo em tempo integral a 200 crianças na faixa etária de 06 a 12 anos com o ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Sendo em dezembro de 2015 criada oficialmente, e de forma INDEPENDENTE pelo decreto Nº 15.670, DE 13 DE MARÇO DE 2014.

Art. 3º O Programa Conquista Criança funciona com uma unidade que está ligada ao Gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com capacidade para 400 educandos, sendo sua jornada dividida em atendimento no tempo integral às crianças de 06 aos 11 anos e no turno vespertino aos adolescentes de 12 aos 17 anos e 11 meses, no período oposto a escola. (trecho do relatório de 2016)

Sem projetos de melhoria para o Conquista Criança, o prefeito lança como proposta remover a cerca da instituição e diz: Vai ser a primeira escola sem muro! E será um exemplo o Conquista Criança.

O Conquista Criança, assim como as escolas do município sofrem com a falta de material didático, mão de obra compatível com a realidade do público atendido, alimentação e transporte.

Vale ressaltar que as oficinas profissionalizantes que capacitavam os adolescentes para concorrer ao mercado de trabalho estão desativadas.

Veja quais atividades eram oferecidas aos educando até o ano de 2016

OFICINAS DE ARTE - 2016

Ballet / Dança
Artesanato
Iniciação Musical
Coral
Percussão
Contação de “Historia”
Flauta
Violão
Grupo Folclórico
Capoeira show
Banda Baticum
Orquestra de cordas NEOJIBA Conquista Criança

OFICINAS DE ESPORTE - 2016

Capoeira,
Karatê,
Futsal,
Judô,
Xadrez

OFICINAS PROFISSIONALIZANTES - 2016

Técnicas agrícolas: horta, jardinagem, minhocário e composteira.
Tecelagem,
Informática básica
Manutenção de máquinas
Design Gráfico
Corte e Costura
Serigrafia
Construção de instrumentos e miniaturas ligadas à Capoeira,
Libras
Rádio / Comunicação / Manutenção de site

0 comentários:

Postar um comentário