Translate

Compartilhe

https://www.facebook.com/deltan.dallagnol/videos/1384339188276453/

search este blog

quarta-feira, 18 de março de 2020

Após adiar Censo, IBGE suspende coleta presencial de índices de inflação devido ao coronavírus

A restrição de mobilidade por conta da pandemia do novo coronavírus fez com que o IBGE anunciasse, nesta quarta-feira,  a suspensão da coleta presencial dos índices de inflação do país, como IPCA, IPCA-15, IPCA-E e INPC. 

A medida ocorre após o instituto ter adiado a realização do Censo Demográfico para 2021 e também ter interrompido a coleta domiciliar da Pnad Contínua, que mede o desemprego no país. 

Em comunicado, o IBGE afirma que estuda alternativas para a realização das pesquisas de modo que não envolvam coleta de preços, presencialmente, nos locais de compra, como uma pesquisa por telefone e pela internet. 

Atualmente, o instituto já utiliza um robô para fazer parte do levantamento de preços de passagens e outros produtos da internet, por exemplo. O levantamento físico é apenas parte da composição do indicador.

Segundo o instituto, parte da coleta do IPCA de março, que estava em curso, será prejudicada. Já o levantamento do IPCA-15, com período de coleta diferenciado, foi concluído e será divulgada normalmente, no próximo dia 25. 

O instituto ressalta que toda e qualquer possibilidade de substituição de coleta será testada e validada para assegurar os padrões de qualidade das estatísticas, tendo em vista a série histórica dos dados.
 oglobo

0 comentários:

Postar um comentário