Translate

Compartilhe

https://www.facebook.com/deltan.dallagnol/videos/1384339188276453/

search este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

TRE-BA altera seções de votação de eleitores; confira

 
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informou que muitas pessoas, de várias cidades baianas, foram remanejadas de suas seções, por causa da necessidade de uniformizar o número de eleitores por seções. No estado, foram equalizadas 5.375 seções.

Segundo informações do TRE-BA, a medida foi tomada para oferecer conforto e celeridade durante a votação.

Conforme explicou a chefe de Atenção ao Cliente, Glória Tourinho, a reorganização dos eleitores ocorre dentro do local de votação, com objetivo de equilibrar a distribuição das seções, sem prejuízos ao exercício do voto.

“Tínhamos seções com uma quantidade muito grande de eleitores e outras com uma quantidade muito pequena dentro de um mesmo local de votação. Por isso foi importante realizar a equalização, para que todas as seções dentro de um local tenham quantidade semelhante de eleitores”.

Para saber se a seção eleitoral teve alteração, o eleitor pode consultar o site do TRE-BA, baixar o aplicativo e-Título ou ligar para (71) 3373-7000.

De acordo com o TRE-BA, as alterações proporcionaram a redução de três mil seções, 12 mil mesários e ocasionou na diminuição da quantidade de urnas eletrônicas a serem distribuídas.

“Isso tudo possibilitará uma melhor funcionalidade e fluidez ao processo eleitoral”, destacou o secretário de planejamento, Maurício Amaral.

Seções especiais e acessibilidade

O processo de equalização do TRE-BA também foi usado para distribuir os eleitores das seções especiais, que têm prioridade na hora de votar.

“Como eles ficavam todos concentrados numa mesma seção, eles deixavam de poder exercer essa prioridade. Com a equalização, a Justiça Eleitoral baiana procurou corrigir esse procedimento, mesclando, nas seções, eleitores com e sem prioridade”, afirma Glória Tourinho.

O órgão eleitoral informou que mesmo com a equalização, a acessibilidade foi respeitada. O eleitor que votava em uma seção acessível foi equalizado para outra seção também acessível.

“A gente não pegou alguém do térreo, por exemplo, e colocou no primeiro andar. Isso foi rigorosamente observado”, argumentou o secretário de planejamento.

G1

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário