quinta-feira, 16 de julho de 2020
Renda Brasil deve pagar de R$ 250 a R$ 300, diz Paulo Guedes
'Não recomendo', diz Bolsonaro sobre tratar covid-19 com hidroxicloroquina
O presidente fez uma live no Facebook para confirmar que o segundo teste feito por ele deu resultado positivo para o vírus. Apesar de dizer que o medicamento estava trazendo bons efeitos, Bolsonaro afirmou que “não recomenda nada, recomendo que você procure seu médico.”
“Estou medicado desde o ínicio com hidroxicloroquina. Tenho recomendação médica para isso. Estou me sentindo bem desde o dia seguinte. Não tive nenhum sintoma forte, uma febre pequena na segunda-feira retrasada, de 38 graus, um pouco de cansaço e dores musculares”, disse o chefe do Executivo.
Durante o vídeo, Bolsonaro questiona se o fato de estar se sentindo melhor tem a ver com o tratamento. “Coincidência ou não, sabemos que o tratamento não tem nenhuma comprovação científica mas deu certo comigo.”
Ele relembrou que o medicamento ainda está passando por testes e voltou a falar que tem apoio de alguns médicos para aprovação do medicamento. “Não estou fazendo nenhuma campanha, o custo é baratíssimo. Deve ser até por isso que existem algumas pessoas contra. Outras, pelo que parece, é uma questão ideológica”, explicou.
Segundo teste
Uma semana após o diagnóstico positivo para o coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro testou positivo novamente para a doença. O presidente deve fazer ainda um terceiro exame para verificar se pode retomar suas atividades.
Segundo informações da CNN, Bolsonaro não apresentaria quadro febril há mais de uma semana, não estaria com falta de ar e nem sem paladar. A taxa de saturação de oxigênio seria de 98% e seus exames de sangue e coração teriam sido considerados normais.
CORREIO
Nova gasolina nacional será melhor e mais cara; entenda a química por trás
A "nova gasolina" tem alterações físico-químicas que tendem a deixar o combustível vendido por aqui mais próximo ao que é comercializado na Europa e Estados Unidos, segundo especialistas apontaram para Tilt. Ele tende a ficar mais eficiente principalmente em carros mais modernos.
A maioria do combustível feito no Brasil já segue algumas dessas especificações, mas agora isso será obrigatório e padronizado a partir do dia 3 de agosto, com prazo adicional de 60 dias para refinarias e de 90 dias para postos "queimarem" o estoque do combustível antigo. A resolução 807/2020 foi feita em janeiro, após discussões que se arrastavam desde 2017.
Abaixo, entenda cientificamente as três principais mudanças que sua gasolina sofrerá a partir de agosto:
Octanagem
O índice faz referência ao nível que a gasolina pode resistir à pressão do motor sem sofrer combustão espontânea.
Existem dois tipos:
- A MON (número do octano do motor, na tradução literal), que avalia a resistência da gasolina à detonação (combustão da ignição do carro) quando o motor está em plena carga e em alta rotação;
- A RON (número do octano de pesquisa), que é a resistência do combustível quando o motor está carregado e em baixa rotação.
Como era?
No Brasil, só era especificado a MON e o IAD (Índice Antidetonante), que era a média entre o MON e o RON. Estima-se que a gasolina comum no Brasil tinha RON de 91 com IAD 87 —na Europa, o RON é em média de 95, podendo chegar a níveis altos como 98.
Como será agora?
A partir de 3 de agosto, a gasolina comum vendida no país deverá ter um valor mínimo de 92 para o RON. Já em janeiro de 2022 o valor mínimo da octanagem RON deverá ser de 93. A Petrobras afirmou a Tilt que seu combustível já terá o valor de 93 para a octanagem RON em agosto.
Por que isso importa?
Essa mudança afetará principalmente os veículos mais modernos, que tinham uma nova construção de motor e sofriam mais com a gasolina antiga.
"A característica de RON aparece muito em motores mais modernos. A tecnologia e a eletrônica mais avançada diminuem o peso do motor mantendo a mesma potência. Eles exigem mais o RON, que não era monitorado no Brasil. Foi feita até uma carta da indústria automotiva para a ANP mudar isso", explica ao Tilt Rogério Gonçalves, especialista em combustíveis da Petrobras.
Carros mais modernos, de alguns anos para cá, passaram a apresentar consumo elevado de gasolina, o que gerou reclamações de consumidores. O RON muito baixo poderia até levar a quebras de motores em casos mais drásticos por gerar combustão espontânea.
Com o RON maior, a gasolina brasileira também se aproxima a de países como Estados Unidos e Europa, onde estão os principais centros das montadoras. Como os carros costumam ser pensados e montados nesses locais, eles poderiam chegar ao Brasil com dificuldades de se adaptar ao padrão nacional.
"Veículos com taxa de compressão muito alta precisam de combustível com alta octanagem. Senão ocorre um fenômeno de pré-ignição e faz um barulho que no popular chamamos de 'batida de pino'. Normalmente a industria briga por qualquer décimo da octanagem", aponta Gonçalves.
Massa específica
Também conhecida como densidade, a massa específica depende do refino do petróleo e é importante para delimitar a potência da gasolina.
Como era?
O Brasil não determinava parâmetros ou limites. Estima-se que a gasolina comum brasileira variava entre 700 kg/m3 e 740 kg/m3, sendo que a maior parte da gasolina importada figurava na faixa menor.
Como será agora?
A gasolina comum e a premium deverão ter massa específica mínima de 715 kg/m3.
Por que isso importa?
A mudança pode servir para dar mais energia para a gasolina nos carros que circulam por aqui.
"Com a mesma quantidade de volume, digamos um litro, quanto menor a densidade menos energia eu tenho. Vou colocar um litro no carro e aquela gasolina com baixa densidade pode fazer menos quilômetros por litro", afirma Everton Lopes, mentor de tecnologia e inovação para a área de Energia a Combustão da SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) Brasil.
Essa mudança é um dos fatores que pode fazer a gasolina render mais nos carros. É esperado um rendimento cerca de 5% maior por litro —ao mesmo tempo, o preço também irá aumentar. O estabelecimento de um limite mínimo garante uma quantidade mínima de conteúdo energético na gasolina.
Temperatura de destilação a 50%
É um dos parâmetros utilizados no processo de destilação da gasolina. Chamada de "50% dos evaporados", é o momento em que tem a evaporação de 50% da massa.
Como era?
Antes não havia limites mínimos próprios para isso. Havia apenas o limite máximo de 120º C da gasolina tipo A e 80º C da tipo C.
Como será agora?
A T50, como é chamado o índice, para a gasolina comum será de 77º C.
Por que isso importa?
Segundo a ANP, esses parâmetros de destilação afetam a potência e o desempenho do motor, além da própria dirigibilidade do carro. Segundo especialistas, quanto mais fácil você vaporiza, melhor o desempenho do motor em diversos cenários.
"Melhora a curva de aquecimento do motor pela manhã quando dá partida no carro, tem uma resposta melhor do motor em troca de marcha, ou em aceleração ao sair de uma lombada", exemplifica Lopes.
Impactos das mudanças
O Brasil tem, segundo dados da ANP, elevado o nível de importação de gasolina —passou de 3,2 milhões de barris em 2010 para 30,3 milhões em 2019. Em 2018, 19% da gasolina comercializada por aqui era importada. Isso gera uma "zona" de padrões que poderia ser prejudicial para carros.
"A gasolina brasileira estava mais ou menos nesse nível, mas quando importava existia o risco de ser diferente. Agora o lote comprado vai ser comprado dentro dessa especificação. Com isso a gente consegue separar muito bem um produto bom de um produto ruim", opina Lopes.
A Petrobras diz que a produção da nova gasolina não é um problema, já que as refinarias são bem adaptáveis aos novos padrões. Ao mesmo tempo, já foi anunciado que o combustível ficará mais caro no Brasil por causa disso.
"Essa nova formulação da gasolina permite uma redução de 4% a 6% do consumo do combustível nos motores. Esse ganho de rendimento compensa a diferença de preço da gasolina, porque o consumidor vai rodar mais quilômetros por litro. Apesar de esta gasolina ter um custo de produção maior, não é isso que determina o preço final", aponta a Petrobras em nota, citando também cotação do mercado e outras variáveis como valor do barril do petróleo, frete e câmbio.
A gasolina também não irá mudar do dia para a noite a partir de 3 de agosto. Parte das mudanças já está ocorrendo nos últimos meses. Outras particularidades da gasolina nacional não mudarão, como a porcentagem de etanol misturado, que foi mantido em 27% para as gasolinas comum e aditivada e em 25% para a gasolina premium.
UOL
Corinthians e mais 6 clubes da série A anunciam apoio à MP do Flamengo
O Corinthians — segunda maior torcida do país — e mais seis clubes vão anunciar apoio à medida provisória assinada por Jair Bolsonaro, somando agora 15 equipes das 20 pertencentes à primeira divisão do campeonato Brasileiro. No total, já são 40 clubes entre as séries A, B e C.
Além do Corinthians, apoiam a MP o Vasco, o Atlético Mineiro, o Sport, o Goiás, o Atlético Goianiense e o Red Bull Bragantino. O apoio será anunciado nesta quinta em um manifesto conjunto nas redes sociais dos clubes.
O apoio se dá um dia depois da final do carioca. A partida foi transmitida pelo SBT e teve o dobro de audiência tradicional do canal no Rio de Janeiro.
VEJA
Bancada Cristã consegue barrar Ideologia de Gênero na AL de Pernambuco
O deputado Pastor Cleiton Collins apresentou uma subemenda na comissão para retirar o termo Gênero, mas não teve êxito.
Como a votação iria para segundo turno em plenário, o deputado pastor Cleiton Collins conseguiu coletar as 25 assinaturas necessárias para apresentar um destaque ao texto para que o termo “Gênero” tivesse que ser votado separadamente.
Na votação em plenário, o substitutivo da CCLJ foi aprovado por unanimidade. Já o destaque apresentado pelo deputado Pastor Cleiton Collins fez com que o termo “Gênero” fosse votado separadamente, fazendo com que fossem necessários 30 votos favoráveis para que o conceito ideológico fosse incluído na Constituição Estadual.
Na votação do Destaque, o termo “gênero” no texto recebeu 26 votos contrários e 14 favoráveis e, portanto, a palavra “Gênero” não foi incluída no texto final.
Veja a versão final da PEC aprovada:
Art. 5° XIV – combater todas as formas de discriminação e preconceito de raça, cor, etnia, sexo, religião, de origem nacional ou regional.
Veja a lista dos deputados que votaram pela inclusão da Ideologia de Gênero na Constituição de Pernambuco e os que foram contrários:
quarta-feira, 15 de julho de 2020
COVID-19 | Conquista registra 24º falecimento por Covid-19
Até o momento, foram contabilizados 1.286 casos de pessoas que se contaminaram com o Novo Coronavírus no município, desde quando foram iniciadas as notificações, no fim do mês de fevereiro. Destes, 965 já estão recuperados e 297 em recuperação – 24 deles estão internados e 273 encontram-se em tratamento domiciliar.
5.404 pacientes seguem sob investigação e aguardam classificação final no e-SUS Notifica, sendo que 4.757 deles possuem critérios de coleta para exame laboratorial ou Teste Rápido* e 647 aguardam resultado laboratorial de exame RT-PCR. Das pessoas em investigação, 4.129 já recuperaram-se da Síndrome Gripal, 1.246 apresentam sintomas leves de Síndrome Gripal e permanecem em tratamento domiciliar. Outros 26 estão hospitalizados aguardando resultado de análise laboratorial e três pacientes foram a óbito por suspeita de contaminação por Covid-19. A Secretaria de Saúde segue aguardando a investigação laboratorial desses casos.
Ocupação dos leitos – Atualmente, estão disponíveis 96 leitos na rede SUS exclusivos para tratamento da Covid-19, sendo 46 leitos clínicos e 50 leitos de UTI. Neste momento, estão internados 75 pacientes que são residentes de Vitória da Conquista e de outros 29 municípios: Jânio Quadros, Brumado, Firmino Alves, Ubatã, Macarani, Maetinga, Ibicuí, Potiraguá, Cândido Sales, Itapetinga, Jequié, Cachoeira do Pajeú, Maiquinique, Anagé, Jaguaquara, Itambé, Planalto, Iguaí, Cocos, Itabela, Eunápolis, Itabuna, Belo Campo, Guanambi, Nova Canaã, Wenceslau Guimarães, Poções, Pedra Azul e Guaratinga.
Clique para acessar o Boletim epidemiológico completo.
*Critérios estabelecidos pela Nota Técnica COE Saúde Nº 54 de 8 de abril de 2020 (atualizada em 04 de junho de 2020), da Secretaria de Saúde do Estado.
Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas suspeitos.
- Telefones fixos: (77) 3429-7451/3429-7434/3429-7436
- Celulares: (77) 98834-9988/98834-9900/98834-9977/98834-9911
STF concede prisão domiciliar para Geddel Vieira por 'risco real de morte'
A decisão foi proferida na noite de ontem. Na semana passada, o ex-ministro, que cumpre pena em um presídio em Salvador, teve resultado positivo para covid-19, mas uma contraprova dias depois apontou resultado negativo.
Em seu despacho, Toffoli justifica a concessão da prisão domiciliar devido ao "agravamento do estado geral de saúde do requerente, com risco real de morte reconhecido". O ex-ministro está no grupo de risco por ter mais de 60 anos e possuir comorbidades (hipertensão).
Geddel terá de usar tornozeleira eletrônica e cumprirá prisão domiciliar até que a recomendação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre o cumprimento de penas durante a pandemia perca a validade.
Em março, o ministro do STF Edson Fachin, relator original da causa, negou pedido da defesa de Geddel para que ele cumprisse pena em prisão domiciliar. Na decisão de ontem, Toffoli ressaltou que Fachin poderá reexaminar o caso, inclusive quanto ao período de duração da prisão domiciliar.
Ministro de Lula e Temer
Geddel foi ministro da Integração Nacional no governo Lula (PT) e da Secretaria de Governo da gestão Michel Temer (MDB). Em julho de 2017, ele foi preso preventivamente após a Polícia Federal apreender aproximadamente R$ 51 milhões em dinheiro em um apartamento em Salvador.
Em 2019, ele foi sentenciado a 14 anos de prisão por suposta associação criminosa e lavagem de dinheiro, pela Segunda Turma do STF.
uol