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sexta-feira, 15 de maio de 2020

Novo canal soluciona divergências no aplicativo do seguro-desemprego; confira

Devido ao grande número de divergências nos pedidos de seguro-desemprego feitos via aplicativo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine), criou um novo canal para atender os trabalhadores tocantinenses. Agora, quando o aplicativo acusa divergência o requerente pode enviar a documentação necessária via e-mail (a lista e os e-mail seguem abaixo) não sendo mais necessário entrar em contato com a central nacional do Sine para solucionar o problema.

A dificuldade em atender os casos que não estavam se efetivando pelo aplicativo começaram com a suspensão dos atendimentos presenciais em 20 de março. A medida foi tomada como ação preventiva contra a pandemia do novo Coronavírus e acabou acarretando uma superlotação nos canais telefônicos disponibilizados pelo Governo Federal.

De acordo com o diretor do Sine Tocantins, José Alberto (Gordo), o acesso ao seguro-desemprego requer muito cuidado, pois existe o risco de fraudes: “Tivemos uma série de reuniões internas e com o Ministério da Economia para encontrar uma solução segura para o trabalhador acessar seu benefício sem com isso precisar interromper as medidas sanitárias necessárias para o enfrentamento da pandemia. Com a disponibilização dos e-mails em todas as unidades do Sine esperamos que acabem os problemas com o seguro- desemprego no Tocantins”, explica o diretor.

Como dar entrada no seguro-desemprego pelo aplicativo

Vale lembrar ao trabalhador que o meio inicial para acessar o benefício continua sendo o aplicativo. O requerente precisará ter um celular com sistema operacional Android/IOS; entrar nas lojas de aplicativo do celular e baixar o aplicativo Carteira deTrabalho Digital; entrar com o acesso GOV.BR. Se ainda não tiver a senha, fazer cadastro para obter a senha de acesso e fazer o login usando o CPF e senha. O processo é autoexplicativo e caso o trabalhador tenha dúvidas pode acessar o passo a passo no link https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-para-solicitar-seguro-desemprego-pelo-aplicativo/

Como dar entrada no seguro-desemprego pelo computador

Para acessar o direito via computador o trabalhador pode entrar no link https://servicos.mte.gov.br/#/loginfailed/redirect= . Nele se encontra o passo a passo para criação da senha de acesso ao Portal Emprega Brasil (Gov.br) e o restante do processo é igual ao do aplicativo. Se o trabalhador já tiver a senha clica no ícone e parte para o próximo passo.

Os telefones disponíveis tirar dúvidas, bem como os e-mails para casos em que o aplicativo acusa divergência e documentação necessárias a ser enviada por e-mail podem ser consultados no site www.setas.to.gov.br, ou pelo link https://setas.to.gov.br/noticia/2020/5/14/governo-cria-novo-canal-para-solucionar-divergencias-no-aplicativo-do-seguro–desemprego/​ .

JM

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