Translate

Compartilhe

https://www.facebook.com/deltan.dallagnol/videos/1384339188276453/

search este blog

terça-feira, 23 de abril de 2019

Governo 'fechou as portas para nós', diz liderança de caminhoneiros

Uma das lideranças dos caminhoneiros autônomos da região de Curitiba, Wanderlei Alves, o Dedeco, disse que, desde janeiro, o governo Jair Bolsonaro não responde mais a seus pedidos de reunião para tratar da situação da categoria.

"O governo, na verdade, fechou as portas para nós", se queixou Dedeco ao chegar à sede do Ministério da Infraestrutura acompanhado do presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno.

Dedeco e integrantes da CNTA reclamam da interlocução feita com o governo pelo caminhoneiro Wallace Landim, o "Chorão".

Na chegada para o encontro com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), Dedeco disse que foi o responsável pelo vazamento de áudios gravados pelo ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e enviados para as lideranças dos caminhoneiros dizendo que o governo havia estabelecido uma "trava" nos reajustes da Petrobras.

A divulgação, segundo ele, ocorreu quando o ministro o bloqueou no aplicativo de troca de mensagens. "Quando ele me bloqueou, eu soltei os áudios deles", afirmou a jornalistas.

Diumar Bueno afirmou que a decisão sobre nova greve dos caminhoneiros "está nas mãos do governo". Disse que as pautas de reivindicação da categoria já são conhecidas. "Precisamos do piso mínimo do frete, que vai regular também os reajustes de combustíveis para a categoria", afirmou. A nova legislação garante que, a cada reajuste acumulado em 10% do diesel, os valores mínimos do frete também devem ser reajustados.

Planalto
Diversos ministros dividem a articulação com o movimento dos caminhoneiros para monitorar o risco de paralisação, atender às demandas das categorias e minimizar problemas para o país. Freitas tem sido o principal articulador do governo, mas divide a tarefa principalmente com os ministros palacianos: Carlos Alberto Santos Cruz (Secretaria de Governo), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Floriano Peixoto (Secretaria-Geral).

Principal conselheiro de Bolsonaro, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, não tem se envolvido diretamente nas negociações, mas é sua Pasta que cuida diretamente do monitoramento de riscos eventuais de uma greve.

Um militar de alta patente que auxilia Bolsonaro afirmou que, atualmente, o monitoramento aponta para "baixa adesão" e o dia 29 - que tem sido apontado por algumas lideranças como possível dia de greve - ainda não é considerado como um risco. Apesar disso, essa fonte destaca que essa baixa adesão pode mudar "com uma velocidade espantosa".

Outras fontes palacianas que participam das conversas sobre o problema dos caminhoneiros salientam que há muitos líderes que não possuem poder de fato, mas "gostam de fazer barulho".

No Palácio do Planalto, o porta-voz da presidência, general Otávio do Rêgo Barros, disse que o governo "tem atuado de forma proativa no gerenciamento dessa negociação". Ele destacou ainda que a expectativa do governo é que "não há motivos para a paralisação".
(Rafael Bitencourt, Carla Araújo e Fabio Murakawa | Valor)

0 comentários:

Postar um comentário