Antes, os cidadãos só tinham acesso ao aplicativo e portal do auxílio emergencial disponibilizados pela Caixa
Desde o início da operação, no começo de abril, usuários têm
reclamado da demora na análise e pela falta de informações sobre o real
status do pedido. “O objetivo é dar transparência ao procedimento de
análise, processamento, homologação e pagamento do benefício”, disse
hoje a Dataprev.
Para a consulta, é necessário informar CPF de quem pediu o benefício,
nome completo, nome da mãe e data de nascimento, tudo como consta na
base de dados da Receita Federal.
Será possível acompanhar todo o detalhamento dos pedidos, como:
resultados, datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev
e vice-versa, além da motivação da negativa do benefício. A análise da
segunda solicitação, caso tenha sido necessária, também poderá ser
conferida.
Resultados
Em menos de um mês, 97,7 milhões de cadastros passaram pelos sistemas
de conferência da Dataprev e foram homologados pelo Ministério da
Cidadania, incluindo os três grupos de beneficiários potenciais do
auxílio: quem recebe Bolsa Família, quem está no Cadastro Único de
programas sociais e trabalhadores informais, autônomos,
microempreendedores individuais e desempregados que solicitaram pelo
site ou aplicativo.
Desse total, 50,5 milhões foram classificados como elegíveis (atenderam aos critérios da lei), 32,8 milhões foram considerados inelegíveis e 13,7 milhões estão inconclusivos e necessitam de complemento cadastral.
Das 46 milhões solicitações feitas pelo site ou aplicativo entre 7 e 22 de abril,
a Dataprev já transmitiu à Caixa o resultado de 44,9 milhões. Os demais
estão em “processamento adicional em função da complexidade de cenários
e cruzamentos”.
A conclusão do processamento dos requerimentos apresentados entre os
dias 23 e 30 de abril por meio do aplicativo e portal da Caixa está
prevista para o final desta semana. JM
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