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terça-feira, 10 de setembro de 2019

Banda Hillsong United estará no Brasi e terão parceria com instituições filantrópicas

Hillsong United estará no Brasil em novembro para realizar a turnê “The People Tour”, em lançamento do novo álbum, “People”. O grupo passará por quatro cidades e boa parte dos ingressos já foi vendida. Quem participar da programação também ajudará diversas organizações brasileiras envolvidas em causas sociais. Além disso, para aqueles que não têm direito a meia-entrada, será disponibilizada a modalidade de ingresso social, na qual há um desconto de 50% no ingresso inteiro ao levar 1 kg de alimento não perecível. A produtora fechou parceria com o Instituto Livres e instituições sociais locais.
A renomada banda cristã australiana

Para adquirir a Meia Social, basta comprar o voucher de meia-entrada e realizar a doação de 1 kg de alimento não perecível no dia do evento. O limite de compra nessa categoria será de até cinco ingressos por CPF. Em Curitiba, São Paulo e Brasília, os bilhetes serão disponibilizados através do site Ingresso Rápido (https://ingressorapido.com.br). Já para o Rio de Janeiro serão vendidos no site Tickets for Fun (https://premier.ticketsforfun.com.br).

As doações arrecadadas serão distribuídas a instituições que cuidam de comunidades carentes na região onde for realizado o evento. Em Curitiba, os donativos serão encaminhados ä Provopar e a entidades sociais com acompanhamento da Superintendência Geral de Ação Solidária, do governo do estado do Paraná. Em São Paulo, o beneficiado será o Fundo Social de São Paulo (FSSP), instituição oficial de filantropia do governo do estado, que ampara os cidadãos mais necessitados, em situação emergencial. Já no Rio de Janeiro, as doações serão destinadas à Igreja Batista Atitude (IBA), que mensalmente distribui centenas de cestas básicas para a comunidade local e dá suporte a diversos projetos de cunho social. Em Brasília, os alimentos arrecadados irão para a Associação Brasileira de Desenvolvimento e Ação Social (ABA), que promove assistência social, educativa, esportiva, cultural, tecnológica e recreativa a famílias carentes da região.

Além dos alimentos, também está sendo desempenhada uma ação em parceria com o Instituto Livres, que receberá R$ 1,00 por cada ingresso vendido nas quatro cidades por onde o Hillsong United passar. O Instituto é presidido pelo cantor Juliano Son e atende pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade e alto risco no sertão brasileiro. A instituição também conta agora com o Selo Doar e um certificado, com aprovação A+, que atesta a adequação ao Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor.

domingo, 8 de setembro de 2019

São Paulo ganhou 2.433 novas igrejas nos últimos 25 anos

Fundada por jesuítas em 1554, São Paulo cresceu repleta de igrejas. No último quarto de século, porém, os templos se multiplicaram em velocidade inédita: cerca de cem ao ano, passando de 3.346, em 1995, para 5.779, segundo dados da prefeitura.

Por trás da explosão -um salto de 73%, considerando apenas os espaços oficialmente inscritos como igrejas, está um movimento de mudança no perfil religioso da cidade e do país, em que a cerimônia dos padres deu espaço à linha carismática dos pastores.

Essa transição deixou marcas concretas na paisagem paulistana, com construções faraônicas como o Tempo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus, e locais de culto improvisados em garagens e salões na periferia.

A tendência, acentuada nos anos 90, mantém-se consistente. É uma variação maior do que o crescimento da cidade em área construída no período (60%), e múltiplas vezes acima daquela registrada por cinemas, teatros e clubes de rua (7%, para 571) e clubes esportivos (8%, para 561).

Ante a disseminação de templos evangélicos, a Igreja Católica se mantém como a maior detentora individual de templos. São 731 deles, além de mais de 1.200 outros imóveis em seu nome na cidade.
Somadas, porém, as denominações protestantes são maioria. Entre estas sobressai a Assembleia de Deus e suas associadas, com 499 templos, de acordo com o cadastro de IPTU da cidade de São Paulo.

A igreja chegou ao Brasil com missionários suecos que se fixaram no Pará, e, segundo o chefe do departamento da ciência da religião da PUC-SP, Fernando Altermeyer Junior, é a denominação mais dinâmica entre as pentecostais.

– Isso se explica pela lógica da missionaridade. Um amigo dizia que, em qualquer bairro, você vai encontrar um bar e uma Assembleia de Deus – disse.

Há unidades da Assembleia em mais de 300 bairros da capital, do edifício de 10 mil m² no Brás, que lembra uma casa de shows, a portinholas em cantos periféricos.

A forte presença de templos pentecostais nas franjas da cidade denota a perda da supremacia católica entre os menos providos, apontou Altermeyer. O professor lembrou o processo de formação sacerdotal: enquanto um pastor entra em ação em meses, um padre leva sete anos. E, embora a Igreja Católica não feche templos, ela tampouco segue a gentrificação da cidade.

A terceira igreja com mais templos na cidade é a Congregação Cristã, dona de 300. Suas fachadas azul ou cinza são figura fácil na periferia, com uma identidade arquitetônica que, diferentemente da de outras denominações, tem poucas variações permitidas.

A expansão evangélica trouxe também preocupação com a qualidade dos locais de culto.
O arquiteto Alessandro Souza se especializou no ramo, com um portfólio que reúne templos em vários estados.

De acordo com ele, embora sem o esmero estético da Igreja Católica, os evangélicos têm buscado investir sobretudo na acústica, que costumava ter problemas.

– Antes, fazia qualquer coisa, punha uns bancos e já era uma igreja. Agora há um amadurecimento das construções – comentou.

A diversidade visual dos templos chama a atenção nas avenidas de São Paulo. Maior via da capital, a avenida Sapopemba, na Zona Leste, tem 18 delas em seus 45 quilômetros, recorde na cidade. Em seguida vem a estrada do M’Boi Mirim, no Extremo Sul, com 12 em 16 quilômetros.

Em sétimo lugar nesta lista, a avenida Celso Garcia, que liga a zona leste à região central, também traz alguns dos maiores templos da cidade. É o caso do Templo de Salomão, da Universal, com 99 mil m². A dimensão é marca da igreja de Edir Macedo –é dela ainda o terceiro maior espaço de culto da cidade, na rua dos Missionários, Santo Amaro, na Zona Sul, com mais de 30 mil m². O segundo é da Deus é Amor, no Brás, com 65 mil m².

Entre os templos católicos o maior é o Santuário Mãe de Deus, conhecido como a igreja do padre Marcelo Rossi, no bairro Campo Grande, na Zona Sul. A Catedral da Sé, no Centro, surge apenas no 21º lugar.

Para Altemeyer, grandes templos cativam pela imponência. Igrejas têm isenção tributária. Se pagassem IPTU, levantariam R$ 130 milhões, o bastante para construir um hospital geral por ano.

No que depender da Câmara Municipal, entretanto, essa possibilidade é pequena. Ali também cresceu a presença evangélica, com uma bancada que defende benefícios fiscais.

– [Igrejas] prestam serviço muitas vezes de caráter público, como recuperar dependentes químicos, entre outros – disse o presidente da casa, Eduardo Tuma (PSDB).

Sob Tuma, evangélico, a Câmara ampliou a isenção de IPTU a imóveis de grupos religiosos.
*Folhapress

Ministério Nova Chance realiza série de ministrações em campanha contra o suicídio

Terá início nesta sexta-feira (06), na Nova Chance a campanha “Setembro pela Vida” – uma ação de conscientização e prevenção contra o suicídio. Com o tema “Jesus é o Caminho”, o projeto é uma promoção do ministério da igreja que atende dependentes e codependentes químicos em reuniões semanais às sextas-feiras, no culto Resgate da Alma.  

A campanha será realizada em formato de séries com palestras e ministrações às sextas-feiras do mês de setembro. A psicóloga e pastora Monica Candido fará a ministração de abertura e abordará os mecanismos que desencadeiam o desejo em uma pessoa de tirar a própria vida e como lidar com eles. “As pessoas que usam substâncias psicoativas estão em segundo lugar no ranking das pessoas que cometem suicídio, perdendo apenas para pessoas com transtorno de humor.  Geralmente essas pessoas que fazem uso dessas substâncias, as fazem como mecanismo de fuga para o não enfrentamento da dor que há em sua alma, devido algum fato ocorrido que não foi superado ou do próprio histórico de vida marcado por circunstâncias negativas” destacou a psicóloga.
De acordo com o evangelista Bruno Mendes, responsável pelo projeto Resgate da Alma, a ideia de realizar essa campanha com este público partiu da necessidade de abordar este tema de modo mais profundo, aproveitando a repercussão mundial do Setembro Amarelo, mês dedicado às ações de prevenção contra o suicídio em vários países. “As pessoas atendidas pelo Resgate da Alma vêm de um histórico de vida bem conturbado e muitas são desesperançadas em relação as circunstâncias as quais estão submetidas. A campanha foi desenvolvida com a intenção de não somente ajudá-las a compreender o estágio em que vivem, mas, de apresentar Jesus, como o caminho para sair dessa situação”. 

O Culto Resgate da Alma é realizado toda sexta-feira na Nova chance desde o mês de março deste ano. As reuniões semanais passaram a ser realizadas como forma de acompanhar e discipular as pessoas que participavam do Encontro Resgate da Alma, realizado por três anos consecutivos pelo ministério, e, também os familiares dessas pessoas. “Nós entendemos que não bastava apenas dar suporte emocional, espiritual e apoio aos dependentes e pessoas que estavam lutando para serem libertos dos vícios. Os familiares dessas pessoas também precisavam de apoio, de orientação de como lidar com o processo pelo qual eles estavam passando, para então, auxiliá-los de forma mais assertiva” pontuou Mendes. 

O Culto Resgate da Alma começa às 20 horas. A entrada é gratuita. A Nova Chance, antiga Igreja Internacional da Renovação, está localizada na quadra 501 Sul, Rua NS-A, Lote 14. (Com Assessoria/Ana Paula)

Pastor e esposa da AD Belém morrem após serem atingidos por carro desgovernado

Uma tragédia vitimou um pastor e sua esposa, uma missionária, no fim da madrugada deste sábado (7) em um acidente na rodovia dos Tamoios (SP-99), em São José dos Campos (SP). O pastor e a esposa foram atropelados enquanto empurravam o próprio carro, que parou por causa de uma pane.

Segundo Polícia Rodoviária Estadual, o pastor Valdeir Nunes, de 44 anos, e a mulher, a missionária Rosemeire Silva Araujo, de 38 anos, estavam a bordo do carro, no km 6,5, quando o automóvel deles parou de funcionar. A suspeita é que tenha ocorrido uma pane seca.

Eles empurraram o carro no acostamento e foram atingidos por um carro desgovernado. As circunstâncias do acidente serão apuradas.

De acordo com a polícia, o casal foi prensado entre os veículos. O filho do casal, de 18 anos, estava no veículo, mas não teve ferimentos. A família seguia para um desfile cívico em que o jovem participaria.

A mulher morreu no local. O pastor foi socorrido em estado grave e levado para o Hospital Municipal da Vila Industrial, mas não resistiu aos ferimentos e morreu de manhã.

O motorista do outro carro também foi socorrido com ferimentos. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele foi atendido e teve alta à tarde.

O pastor e sua esposa eram de São José dos Campos e membros da igreja Assembleia de Deus Ministério do Belém. O pastor atuava no momento em uma igreja no Campos de São José.
(Com G1 SP)

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

STF libera pastor Nelcivan para gravar vídeos: “tirou a mordaça da minha boca”

O Ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio retirou a proibição de gravar vídeos da lista de condições para que o cabo da Polícia Militar Nelcivan Costa Feitosa continue em liberdade. A medida tinha sido determinada quando a Justiça revogou a prisão preventiva do Pastor Nelcivan.

Atualmente ele responde em liberdade a um processo por insubordinação. Na decisão, Marco Aurélio deu uma advertência de que ele deve apresentar bom comportamento enquanto estiver solto. 

“Advirtam-no da necessidade de permanecer com a residência indicada ao Juízo, atendendo aos chamamentos judiciais, de informar possível transferência e de adotar a postura que se aguarda do cidadão integrado à sociedade.”

Ele não acatou os argumentos da acusação de que o Cabo Nelcivan poderia reincidir nas irregularidades denunciadas dizendo que não foi apresentado nenhum dado concreto neste sentido.

Voz conhecida

Nelcivan Costa Feitosa se tornou conhecido em função de vídeos polêmicos que publicou nas redes sociais. Em abril deste ano, por exemplo, a Justiça determinou que Nelcivan retirasse conteúdos de sua página no Facebook depois de pedido do governador Mauro Carlesse (DEM), que se sentiu ofendido com os comentários. (Com G1 TO)

Benny Hinn abandona evangelho da prosperidade: ‘O Espírito Santo está farto disso’

Declarando que o “Espírito Santo está farto disso”, o controverso televangelista Benny Hinn, ex-um dos defensores mais agressivos do evangelho da prosperidade, pela primeira vez em sua carreira, emitiu uma rejeição total à prática que fez dele e sua família milhões.

O evangelho da prosperidade  ensina, entre outras coisas, que os crentes têm direito às bênçãos da saúde e da riqueza e podem obtê-las através de confissões positivas de fé e da “semeadura de sementes” através do pagamento fiel dos dízimos e ofertas.

Falando com seus seguidores durante uma transmissão do Facebook Live na segunda-feira à noite (que foi destacada pela primeira vez por Larry Reid Live), Hinn, que há muito tempo é um relâmpago para críticas por seu apoio à teologia, declarou que o Evangelho “não está à venda. “

“Lamento dizer que a prosperidade ficou um pouco louca e estou corrigindo minha própria teologia e todos vocês precisam saber disso. Porque quando eu leio a Bíblia agora, não vejo a Bíblia nos mesmos olhos que vi há 20 anos ”, disse Hinn quando seus seguidores se alegraram.

“Acho que é uma ofensa ao Senhor, é uma ofensa dizer dar US $ 1.000. Eu acho que é uma ofensa ao Espírito Santo colocar um preço no Evangelho. Para mim chega. Nunca mais vou pedir para você dar US $ 1.000 ou qualquer quantia, porque acho que o Espírito Santo está farto disso.

“Você me ouviu?” Hinn perguntou enquanto sua audiência respondia afirmativamente em alto astral.
“Acho que isso prejudica o evangelho, por isso estou fazendo essa afirmação pela primeira vez na minha vida e, francamente, não me importo mais com o que as pessoas pensam de mim”, continuou ele.

(Com The Christian Post)

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Movimento emergente tem tornado igrejas parecidas com boates, critica pastor Ciro Sanches

É visível que muitos líderes evangélicos têm investido para que suas igrejas ganhem os holofotes e arrebanhem cada vez mais pessoas, tudo isso em detrimento da Palavra de Deus e da santidade que convém aos santos. Para este fato, o pastor e teólogo Ciro Sanches faz um alerta em artigo publicado no site CPAD News.

“(…)Muitas igrejas não parecerem mais com igrejas! Seus líderes adotam uma abordagem pragmática: priorizam as preferências das pessoas, fazendo com que o culto não seja culto, e sim uma grande festa dançante e cheia de novidades“, critica o pastor.

O movimento emergente atingiu a igreja, cujo produto deste, a “igreja emergente”, é um movimento que, no afã de atender ao ser humano de acordo com as suas necessidades pós-modernas, tem procurado desconstruir doutrinas, valores e costumes, explica o pastor.  

Por que os lugares de culto (também conhecidos como igrejas, na atualidade) estão cada vez mais parecidos com boates, bares ou casas de eventos?“, questiona Zibordi. E o próprio aponta que tudo isso é “por influência da ‘igreja emergente’ — que tem como gurus os famosos líderes Brian McLaren, Dan Kimball e Rick Warren —, muitas igrejas se mostram ‘inclusivas’, progressistas, relativistas, apresentando ao mundo mensagens que atendem aos anseios do homem pós-moderno“.


Como consequência dessas mudanças, o pastor diz que “o ‘evangelho’ está se tornando tão mundano, e o mundo tão ‘evangélico’, que já não se sabe mais onde começa um e termina o outro”.

Aliás, líderes influenciados pelo movimento ‘igreja emergente’ não gostam do termo ‘igreja’. Preferem ‘comunidade’, ‘projeto’ ou, mesmo estando no Brasil, ‘church’. Mas o primeiro a empregar esse termo, que hoje muitos evitam — ‘igreja’ (gr. ekklesía) —, foi ninguém menos que o Senhor Jesus (Mt 16.18)!“, pontua o pastor.

Ciro ainda relata algumas das características presentes nestes tipos de “igrejas emergentes”, como a troca dos simples púlpitos por algo mais descolado como tambores, pranchas. Pintar as paredes de preto, a presença de som e luz que parecem de salões de festas, efeitos de sonoplastia nas pregações, entre outras “modernidades”.

Ele finaliza dizendo que “quando criticados, os proponentes da ‘igreja emergente’ dizem que tudo é válido para ‘ganhar almas’. Não por acaso, há blocos de carnaval gospel, festa ‘jesuína’ (imitação da festa junina), Halloween gospel, que chamam, irrefletidamente, de ‘Elohim'”. JM