Translate

Compartilhe

https://www.facebook.com/deltan.dallagnol/videos/1384339188276453/

search este blog

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Motoristas podem imprimir documento do veículo sem sair de casa; confira

Já é possível que condutores imprimam os documentos de seu veículo em casa. A novidade criada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) vale para 13 estados mais o Distrito Federal. A autenticação da impressão é feita por meio de um código QR que pode ser consultado a qualquer momento por uma autoridade do trânsito em eventual abordagem.

Conhecido como Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital, a versão online do documento está disponível para impressão àqueles que possuem habilitação para dirigir no Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal.

A impressão do documento pode ser realizada pelo site dos departamentos de trânsito de cada um dos estados e do DF, pelo Portal de Serviços do Denatran ou até pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que emite uma versão online da habilitação do motorista.

Vale lembrar que, para impressão do documento em casa, o condutor deve estar em dia com todas as obrigações legais do veículo, como pagamento de possíveis débitos junto aos órgãos de trânsito de sua localidade.

Impressão do documento

Devido às recomendações de isolamento social e medidas protetivas em relação ao novo coronavírus, a demanda por serviços digitais aumentou nas últimas semanas. Por esse motivo, o Conselho Nacional de Trânsito resolveu antecipar a possibilidade de impressão.

De acordo com a Deliberação nº 180/2019, a previsão é que todos os Detrans do país disponibilizem o serviço até 30 de junho. Com essa decisão, condutores podem imprimir o documento de seus veículos em casa, em uma folha comum, a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias. Além de contar com a possibilidade de ter o documento em versão digital, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

No entanto, o Serpro recomenda que a impressão seja feita na maior qualidade disponível e que o motorista se certifique de que o código QR está nítido. Também é possível salvar o documento em PDF no celular, caso não tenha baixado o aplicativo que fornece a versão digital do documento.

Autenticação

Para fazer a validação de veracidade da impressão, o motorista deve baixar o aplicativo Vio, disponível na Google Play e App Store. Com ele, é possível fazer a leitura do código QR e comprovar que está tudo certo. Este é o mesmo app usado pelos agentes de trânsito.

Além de verificar o documento digital, o aplicativo pode ser usado por qualquer cidadão ou empresa para atestar a autenticidade de alguns outros documentos. A tecnologia já é utilizada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas novas placas de veículos e no Documento Nacional de Identificação (DNI).
(Com Exame)

0 comentários:

Postar um comentário